QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Cultura

29/01/2018
NO CARIRI

Fé do vaqueiro é renovada anualmente durante a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa

 

Anualmente, o povo sertanejo, em Crato, reúne-se para remontar o imaginário popular do bravo vaqueiro que se perdeu na Chapada do Araripe, passando fome, frio e medo por dias nas matas caririenses. Diz a lenda que ele atravessava a floresta em seu cavalo e perdeu-se ao parar para descansar. Pediu socorro aos céus para que alguém aparecesse e o salvasse da fome e da sede. Somente nos seus últimos suspiros de vida é que foi encontrado por outros vaqueiros que por ali passavam. Ali mesmo foi sepultado, juntamente com seu cavalo, e a cruz posta sobre ele é a responsável pela fé de milhares de devotos que anualmente, no dia 25 de janeiro, comparecem para prestigiar e pedir milagres ao vaqueiro da Santa Cruz da Baixa Rasa.

A história do valente vaqueiro é lembrada há mais de 100 anos durante a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa, no Distrito da Baixa Rasa, em Crato, celebrada com missa e festa, fortalecendo cada vez mais a fé dos vaqueiros da região. A data, importante no calendário cultural da cidade, foi tombada em 2015, por lei municipal, como Patrimônio Cultural e Imaterial.

Na edição 2018, mais de 2000 pessoas vindas de diversas cidades da região participaram de uma vasta programação. Dentre estas, 500 vaqueiros para a festa religiosa e cultural que há mais de um século reconta a história de coragem e fé do vaqueiro.

O evento teve início às 7h com concentração de fiéis em frente à Capela do Lameiro, missa e cavalgada. Entre as apresentações culturais da festa, estão o Reisado do Mestre Aldenir, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a Lapinha da Mestra Zulene. Além da programação oficial aconteceram atividades paralelas, como apresentações de grupos de tradição no local da missa enquanto os participantes aguardavam a chegada dos vaqueiros. Durante à tarde, houve ainda a "Farra dos Vaqueiros", com muito forró.

---

Fonte: Site Esfera W - Foto: Jackson Bantim

Última atualização: 29/01/2018 às 23:09:53
 

Notícias Relacionadas

05/03/2018    Centro Cultural BNB promove concurso de bandas regionais
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados