QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Tecnologia & Saúde

03/07/2017
PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE

Ceará recebe prêmio nacional de epidemiologia

 

Em reconhecimento ao trabalho de enfrentamento da epidemia de Sarampo no Ceará entre 2013 e 2015, a equipe da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Coprom/ Sesa) recebeu nesta sexta-feira, 30, em Brasília, o prêmio da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Além do primeiro lugar no eixo das doenças imunopreveníveis, com o trabalho sobre o enfrentamento da epidemia de sarampo no Ceará entre 2013 e 2015, apresentado pela coordenadora da Coprom/ Sesa, Daniele Queiroz, o Ceará também foi premiado em primeiro lugar no eixo da vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza, com o trabalho sobre os desafios de diagnosticar e tratar pessoas com tuberculose em situação de rua, apresentado pela técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Argina Gondim, da Unidade de Atenção Primária à Saúde Carlos Ribeiro. E,em terceiro lugar, no eixo da promoção da saúde e as doenças crônicas não transmissíveis, e os agravos de interesse da Saúde Pública, foi premiado o trabalho sobre as experiências exitosas no controle do tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde e NASF em Carnaubal, apresentado pela técnica da Secretaria de Saúde do Município, Ana Cláudia Soares Ximenes.

O trabalho de enfrentamento ao sarampo foi apresentado na quarta-feira, 28, pela coordenadora da Coprom, Daniele Queiroz, na mostra do eixo das doenças imunopreveníveis. “Compartilhamos as estratégias exitosas na experiência de enfrentamento do Ceará com outros estados, considerando todos os entes, as secretarias municipais de Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o Ministério da Saúde, inclusive a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), que esteve em parceria no momento. Esse é um êxito do Governo do Ceará”, declara Daniele.

O prêmio no valor de 50 mil reais será investido nas ações de vigilância em saúde no Ceará, para prevenção e controle das doenças imunopreveníveis (doenças que podem ser prevenidas com vacinação). “Queremos garantir assim que a nossa população não adoeça dessas doenças que já foram eliminadas, erradicadas do nosso território”, afirma a coordenadora da Coprom/ Sesa.

Eliminação do sarampo

O Ceará foi declarado livre do sarampo em 2016, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013 e que durou 20 meses, com 1.052 casos confirmados em 38 municípios, até julho de 2015. O fim da transmissão do vírus do sarampo no Ceará foi anunciado em 24 de setembro de 2015 pelo governador Camilo Santana e o então ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Expoepi

A Expoepi é reconhecida como importante evento de divulgação dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública.

Os prêmios desta edição, regulamentados por edital público, totalizam R$ 969 mil e, em todas as categorias, serão premiados os três primeiros colocados. Serão premiadas as experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde; os trabalhos técnico-científicos no âmbito de programas de pós-graduação dos profissionais que atuam no SUS e experiências bem-sucedidas conduzidas pelos movimentos sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde.

Assessoria de Comunicação da Sesa - Foto: Coprom/Sesa

Última atualização: 03/07/2017 às 09:23:14
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados