QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Tecnologia & Saúde

09/05/2017
SAÚDE

Cariri recebe primeiro seminário de planejamento macrorregional

 

O Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, deu início ontem, segunda-feira (08) em Juazeiro do Norte ao Seminário Macrorregional da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS), para a pactuação de compromissos entre gestores e a identificação de vazios assistenciais. Juazeiro do Norte foi a primeira das quatro cidades a receber o evento. Quixadá, Sobral e Fortaleza também contarão com eventos semelhantes nos dias 9, 10 e 11 de maio, respectivamente.

"Hoje é um dia memorável. A saúde se faz com a união de todos e hoje temos a honra de contar com a presença de todas as classes para falarmos da relevância do Pacto. Através dele nós vamos poder construir aqui, juntos, uma estrada onde nós poderemos visualizar de forma tranquila e serena a dimensão desse sistema. A proposta da PGASS é diferenciada, visto que nós vamos sair do mundo dos procedimentos para trabalharmos uma lógica mais ampla, voltada para as linhas de cuidado, destacou o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi.

Para um auditório composto de representantes de prefeituras, secretarias municipais e coordenadorias regionais de saúde e técnicos, além de representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, Henrique Javi falou sobre o que muda na saúde e principalmente nos municípios com o PGASS, novo modelo de pactuação das ações e do financiamento da saúde entre municípios e o Estado.

O evento contou com 152 participantes, dentre eles o procurador federal Celso Lima Verde Leal e da juíza da comarca de Juazeiro Samara Almeida Cabral. A juíza destacou a pactuação como uma possibilidade de diminuir a judicialização na Saúde. "Hoje nós recebemos uma média de cinco ações judiciais voltadas para saúde. Acredito que com essa pactuação vai ser menos judicializado e as responsabilidades ficarão melhor divididas, afirmou.

Planejamento regional

Os critérios e parâmetros do PGASS são referenciais quantitativos utilizados para estimar as necessidades de ações e serviços de saúde, constituindo-se em referências para orientar os gestores do SUS dos três níveis de governo no planejamento, programação, monitoramento, avaliação, controle e regulação das ações e serviços de saúde. As decisões são tomadas de acordo com as realidades epidemiológicas e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros, sem qualquer caráter impositivo ou obrigatório, visando a equidade de acesso, a integralidade e a harmonização progressiva dos perfis da oferta das ações e serviços de saúde.

Francisca Gregório de Oliveira, Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Estado (Cesau) de Juazeiro, se disse esperançosa com a "modernização" da PPI. O Pacto, na avaliação dela, é o primeiro passo para uma assistência mais qualificada. O PGASS substitui a Programação Pactuada Integrada (PPI) e é baseado na tripla meta, que além da assistência, inclui também a vigilância em saúde e a assistência farmacêutica.

Essa é a primeira etapa da implantação do PGASS. A metodologia de implantação compreende quatro etapas: Etapa I -Registro informatizado das diretrizes, objetivos e metas dos planos de saúde, dos três entes federados; Etapa II -Modelagem de redes/ações temáticas e estratégicas; Etapa III Programação das ações e serviços de saúde (aberturas programáticas, pacotes de serviços, redes); Etapa IV - Compatibilização entre dimensionamento das etapas anteriores; Contratualização. A conclusão da primeira etapa, com a realização dos seminários, terá como produto a pactuação explicitando compromissos assumidos entre os gestores de cada Região de Saúde e a identificação de vazios assistenciais.

Última atualização: 09/05/2017 às 17:26:16
 

Notícias Relacionadas

30/11/2017    Governo do Ceará autoriza início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe
01/11/2017    Operação Sorriso atenderão mais de 50 crianças em cirurgias no Ceará
01/11/2017    Ceará sedia Oficina de Formação para o Controle Social no SUS em três municípios
02/10/2017    Vitória do SUS no Supremo é festejada pelos movimentos sociais
25/08/2017    Secretaria de Saúde convoca mais de 200 profissionais classificados em seleção pública
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados