QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias - Municípios

05/06/2017
PARQUE DO COCÓ

Prefeitura de Fortaleza promove a Semana do Meio Ambiente 2017

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promove a Semana do Meio Ambiente 2017, entre os dias 4 a 11 de junho, com o tema “No lugar de lixo, árvores e flores”.

A programação reúne diversas atividades como educação ambiental, plantios, limpezas, passeio ciclístico e conta com a colaboração de órgãos governamentais, não-governamentais, representantes da iniciativa privada e sociedade civil organizada, numa mobilização popular de conscientização em prol do meio ambiente.

No dia de ontem (4), durante a solenidade da assinatura do Decreto de Regulamentação do Parque do Cocó, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza firmaram protocolo de intenções, que objetiva viabilizar a sessão do Parque Linear Adahil Barreto para compor a unidade de proteção integral a ser estabelecida pelo Decreto. O Município tem participado ativamente do processo de discussão para criação do Parque do Cocó, por meio do fornecimento de informações georreferenciadas relacionadas a cadastros de loteamentos, de propriedades, diretrizes viárias previstas em Lei e do zoneamento de uso e ocupação do solo constantes do Plano Diretor da Cidade. Tudo isso com a cooperação e participação dos técnicos da Seuma e Secretaria da Infraestrutura (Seinf).

Nesta segunda (5), data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, será realizado o Seminário “Práticas Transformadoras”, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, serão apresentados o Fator Verde de Atividades Sustentáveis, o Plano de Metas de Carbono e a minuta do Projeto de Lei da Zona de Recuperação Ambiental (ZRA) do Jangurussu.

Entre os dias 5 e 9 de junho, ocorre o Fórum Fortaleza Sustentável, com a doação de mudas e sacolas de lixo para carro, no Shopping Parangaba. Também como parte da programação do Fórum, na segunda-feira (05/06), está prevista uma palestra sobre sensibilização e educação ambiental, ministrada pela coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Edilene Oliveira.

Na terça-feira (6), acontece uma ação de educação ambiental e requalificação de ponto de lixo pelo Programa Reciclando Atitudes no entorno do Açude Jangurussu, em parceria com voluntários, Ecofor Ambiental, Regional VI, Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e Projeto Pé de Sombra.

Na quarta-feira (7), está prevista outra ação do Programa Reciclando Atitudes no entorno do Riacho Maceió, na região do Grande Mucuripe, com uma blitz de educação ambiental e requalificação de ponto de lixo, seguida de caminhada ecológica, em parceria com populares, Regional II e Acfor.

Na quinta-feira (8), será comemorada a I Semana do Mar - SEMAR, no Iate Clube, com palestras, oficinas de mergulho, rodas de conversa, atividades educativas, doação de mudas e exposições diversas. A primeira Semana do Mar conta com a parceria do Labomar/UFC, Marinha do Brasil, Seuma, Sema, Semace, Capitania dos Portos, Sociedade Amigos da Marinha (Soamar,) Associação de Stand Up Paddle Cearense, Ruver Bandeira, Escola e Operadora de Mergulho – Mar do Ceará, Projeto Limpando o Mundo, Instituto Povo do Mar (Ipom) e Associação Cearense de WindSurf (ACW) e Imua – Escola de Canoagem.

Na sexta-feira (9), ocorre ação de Educação Ambiental com as crianças da comunidade do Tancredo Neves no Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS). A programação contará com a requalificação de ponto de lixo e apresentação da orquestra local. Esta iniciativa é uma parceria da Seuma com a Hyundai, Enel e Remes.

Já no domingo (11), será realizado um Passeio Ciclístico pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com a Seuma e a Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace). O percurso estimado é de 40 km, com concentração no Parque do Cocó e com destino ao Parque Botânico.

A Semana do Meio Ambiente é organizada em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a sociedade para o tema. Este ano, a população é convocada a refletir sobre práticas transformadoras que impactam numa cidade compartilhada e mais gentil. Desenvolver o sentimento de pertença com responsabilidades compartilhadas que garantem o envolvimento do cidadão e colocar em prática o conceito de casa cidade.

Fonte: Portal Brasil 247

 

Última atualização: 05/06/2017 às 12:00:52
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados