QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias -

02/08/2018
CULTURAL EM MOVIMENTO

Projeto Museu Orgânico chega ao Flórida Bar

 

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou a segunda galeria do Projeto Museu Orgânico. Implantada, desta vez, no Flórida Bar, na Praia de Ircema, a iniciativa contempla o campo da música e busca sistematizar o roteiro de espaços culturais da Capital. A ideia valoriza os palcos de produções intelectuais e fortalece, além da democratização da arte, a dinamização da memória local.

Presente no evento, o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza e membro da curadoria do Projeto, Moacir Maia, reforçou o intuito da proposta. "A cidade de Fortaleza tem muitos espaços que possuem vida orgânica e dialogam com várias manifestações das linguagens culturais. Essa é uma tentativa do poder público de identificar esses lugares, sistematizar essa amostragem, roteirizar esses pontos e reconhecer, num diálogo com a Cidade, o que ela produz pela sua própria vitalidade cultural”, esclareceu.

Ilustrando a diversidade musical de Fortaleza, o Flórida Bar recebeu da Prefeitura um painel de 3m x 1,5m, composto por 50 fotos de compositores, músicos e intérpretes de reconhecido valor artístico-cultural para a música do Ceará. Na ocasião, o cantor, compositor e humorista cearense Falcão foi destaque.

O proprietário do Flórida Bar, Hermínio Sá, justificou as razões que atribuem ao artista a homenagem. "O Falcão, além de cantor renomado, conhecido nacionalmente, amigo nosso, da Casa, é um orgulho, um ícone daqui, como Belchior, Fagner e muitos outros; e este talento precisa ser reconhecido", disse.

"Fiquei surpreso e emocionado com a homenagem. Este espaço reúne o bar e a livraria que eu frequento desde os anos 2000, quando lancei meu livro. Este é meu segundo endereço em Fortaleza. Muitas coisas foram criadas na mesa do Flórida Bar, inclusive uma das minhas canções. Espero que os prefeitos de outras cidades se contaminem com essa ideia de valorização da Cultura", declarou Falcão.

A segunda edição do projeto dá continuidade à ideia iniciada no Cantinho do Frango, em julho deste ano. Diversos serão os lugares estrategicamente selecionados, que passarão a compor o roteiro turístico de Fortaleza. "Imagine a Cidade como um grande museu. Estão sendo selecionados lugares, identificados pela produção artística, cultural e intelectual, e cada um deles será uma sala deste museu. Vamos contar a história da cultura através desses lugares", explicou o arquiteto e um dos curadores do Projeto, Totonho Laprovitera.

Roteiro da cultura musical de Fortaleza

Os bares-galerias integrantes do projeto Museu Orgânico entrarão no roteiro turístico-cultural de Fortaleza, considerando que essa aproximação por campos de sentido é tão relevante para quem visita a Capital como para quem nela vive.

O Projeto Museu Orgânico terá, pelo menos, cinco painéis de música, a serem fixados em bares até o fim deste ano. A primeira galeria do Projeto foi inaugurada no Cantinho do Frango, com show de Rodger Rogério, nome escolhido pelo dono do estabelecimento, Caio Napoleão, para ser homenageado.

A Prefeitura de Fortaleza abrirá inscrições para espaços vivos de cultura interessados em se tornar galerias do Museu Orgânico. Além dos bares, poderão pleitear o material restaurantes, equipamentos públicos, espaços culturais, barracas de praia, terminais de transportes, centros educacionais, praças de esportes, tendo obediência ao princípio de que só entrarão no roteiro espaços que ofereçam acesso público.

Paralelamente à implantação das galerias com os painéis da linguagem MÚSICA, a Prefeitura de Fortaleza desenvolverá painéis, nos mesmos moldes e seguindo os mesmos critérios, para outras manifestações culturais, como teatro, literatura, fotografia, artes visuais, humor, esportes, etc.

Como são escolhidos os espaços

Os bares-galerias do Projeto Museu Orgânico serão convidados pela Prefeitura de Fortaleza, atendendo o critério de distribuição espacial no território da Capital, contemplando as sete Regionais da Cidade, com a identificação desses espaços vivos de cultura. A partir do lançamento do projeto, outros bares poderão se candidatar a receber o selo de Bar-Galeria do Projeto Museu Orgânico.

Curadoria do Museu Orgânico

As bases para a constituição e o funcionamento do Museu Orgânico, a escolha dos 50 nomes que integram o painel a ser multiplicado nos bares-galeria, bem como a seleção dos primeiros espaços foram desenvolvidas por um grupo de curadores indicados pelo gabinete do prefeito Roberto Cláudio, composto pelo jornalista Moacir Maia, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Fortaleza; pelo arquiteto Totonho Laprovitera, representante da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza; pelo escritor e produtor cultural, Jorge Pieiro, representante da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza; e pelo jornalista, compositor e escritor Flávio Paiva, autor do livro-cd "Bulbrax – Sociomorfologia Cultural de Fortaleza".

 

Última atualização: 02/08/2018 às 17:15:05
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Warning: mysql_free_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/30/f5/enoticiace/public_html/noticias_detalhes.php on line 428