QUEM SOMOS CONTATO
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias -

02/10/2017
CAUSA DOS BICHOS

Causa animal debatida em Audiência Pública na Câmara

 

Na última sexta-feira (29) foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte para discutir as condições dos animais de pequeno e grande porte no Município. Os principais temas abordados foram os cuidados que devem ser observados para a prevenção da leishmaniose visceral e a questão dos maus-tratos e abandono desses animais. Foram discutidas propostas de trabalho conjunto entre os órgãos e entidades presentes, na intenção de solucionar os problemas existentes.

Participaram do debate o coordenador de Vigilância em Saúde, David Antônius, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Roselene Rodrigues, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais, além de vereadores, representantes de associações protetoras dos animais, do Demutran, de instituições de ensino superior e da sociedade civil.

O secretário Romão França garantiu o apoio da Seagri à causa, no tocante à questão produtiva da área rural e ressaltou que "é através da construção coletiva que se resolvem os grandes problemas sociais". O superintende Sidney Kal-Rais, por sua vez, propôs parceria para que se cumpra efetivamente no Município a Lei Federal de crimes ambientais, no que diz respeito à penalização a quem comete maus-tratos aos animais.

A Secretaria de Saúde do Município comprometeu-se em continuar aprimorando os trabalhos que vêm sendo realizados na prevenção da Leishmaniose, como o monitoramento e bloqueio químico realizado pela Vigilância Epidemiológica nos locais, onde são identificados os casos da doença, evitando assim a propagação do mosquito transmissor. Já quanto aos cuidados com os animais abandonados, o coordenador de Vigilância em Saúde, David Antônius, afirmou que a Sesau já está tomando as medidas necessárias para a regularização dos transportes utilizados na captura desses animais de pequeno e grande porte. Além disso, foi iniciada uma reforma para melhorar a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ.

Ações do Centro de Controle de Zoonoses

De janeiro a setembro de 2017 o CCZ realizou: 28 palestras educativas sobre posse responsável, para um público-ouvinte de aproximadamente 560 usuários; 1.280 atendimentos veterinários gratuitos para a população com renda inferior a dois salários mínimos; 215 capturas de animais de tração; 199 vacinas contra raiva aplicadas em cães e gatos; 67 animais foram adotados.

 

Última atualização: 02/10/2017 às 10:20:24
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

www.igenio.com.br
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados

Warning: mysql_free_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/30/f5/enoticiace/public_html/noticias_detalhes.php on line 428